Antes de tomar uma decisão de investimento, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente todas as informações disponíveis neste website, em especial os riscos mencionados abaixo. Os negócios, situação financeira e resultados de operações do Paraná Banco podem ser adversa e materialmente afetados por quaisquer desses riscos e, por conseguinte, impactar negativamente os títulos emitidos pela Companhia. Os riscos trazidos abaixo são aqueles conhecidos pelo Paraná Banco e que se acredita podem afetar de maneira relevante a Companhia. Riscos adicionais não conhecidos pelo Paraná Banco ou considerados irrelevantes também podem afetar os seus negócios.
1) Riscos relativos às atividades da companhia e ao setor bancário brasileiro
- A concessão de crédito consignado, principal atividade do Paraná Banco, está sujeita a mudanças na legislação e nos regulamentos, interpretações dos tribunais ou políticas de entidades públicas relativas ao desconto em folha de pagamento.
- O ambiente cada vez mais competitivo do setor bancário no Brasil e a crescente concorrência no segmento de crédito consignado poderão afetar adversamente as perspectivas de negócio da Companhia.
- A concessão de crédito consignado por meio de correspondentes bancários apresenta riscos e pode levar a Companhia a sofrer perdas.
- Mudanças promovidas pelo Banco Central na taxa básica de juros podem afetar adversamente os resultados das operações do Paraná Banco.
- Modificações na legislação e nos regulamentos que regem as atividades bancárias ou a imposição de novas leis e novos regulamentos poderão afetar adversamente as operações e receitas da Companhia.
- Limitações nas taxas máximas de juros aplicáveis às entidades com as quais o Paraná Banco mantém convênios poderão afetar adversamente o resultado de suas operações.
- Uma deterioração na qualidade do crédito dos entes do setor público, bem como falhas no processamento interno de tais entes do setor público pode resultar em aumento das perdas da sua carteira de crédito pessoal com consignação.
- Uma deterioração na qualidade do crédito das empresas as quais o Paraná Banco mantém operações pode resultar em aumento das perdas da sua carteira de crédito voltado para pequenas e médias empresas.
- Qualquer descasamento quanto a taxas de juros e prazos de vencimento entre a carteira de crédito da Companhia e suas fontes de recursos poderá afetar adversamente seus resultados operacionais e sua capacidade de ampliar operações de crédito.
- A saída de membros da sua Administração, ou a incapacidade de atrair e manter membros adicionais para integrá-la, podem ter um efeito adverso relevante sobre a situação financeira do Paraná Banco e seus resultados operacionais.
- Uma deterioração da classificação de crédito da Companhia poderá aumentar os seus custos de captação.
- A liquidez e situação financeira do Paraná Banco podem ser adversamente afetadas como consequência de futura intervenção do Banco Central em outra instituição financeira brasileira.
- Qualquer decisão adversa quanto ao status legal de seus correspondentes bancários pode afetar de maneira adversa os resultados operacionais da Companhia.
2) Riscos relativos à Seguradora e ao setor de seguros brasileiros
- O negócio da Seguradora é altamente concentrado em determinados setores da economia. Assim, uma crise econômica nesses setores poderá ter efeito adverso relevante sobre a situação financeira, os resultados operacionais e as perspectivas da Seguradora.
- A concentração da Seguradora no segmento de seguro garantia pode tornar a Seguradora mais suscetível às condições desfavoráveis do segmento de seguro garantia.
- Se o número de sinistros aumentar significativamente ou se os sinistros retidos excederem as provisões técnicas da Seguradora, a situação financeira e os resultados operacionais da Seguradora poderão ser afetados de maneira adversa e relevante.
- Potenciais mudanças no ambiente regulatório em que atua a Seguradora poderão ter efeito adverso relevante sobre os negócios, a situação financeira, os resultados operacionais e as perspectivas da Seguradora.
- Com o fim do monopólio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), a impossibilidade de acesso à base de dados da concentração de exposição dos clientes poderá ter efeito adverso sobre os negócios, a situação financeira, os resultados operacionais e as perspectivas da Junto Seguros S.A.
3) Riscos relativos à Resseguradora
- O negócio da Junto Resseguros S.A. é altamente concentrado nas operações da Junto Seguros S.A.
- A concentração das atividades da Junto Resseguros S.A. no segmento de seguro garantia pode torná-la mais suscetível às condições desfavoráveis deste segmento.
- Se o número de sinistros aumentar significativamente ou se os sinistros retidos excederem as provisões técnicas da Junto Seguros S.A., a situação financeira e os resultados operacionais da Junto Resseguros S.A. poderão ser afetados de maneira adversa e relevante.
- Potenciais mudanças no ambiente regulatório em que atua a Junto Resseguros S.A. poderão ter efeito adverso relevante sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e suas perspectivas.
4) Riscos relativos ao Brasil
- O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Esta influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades do Paraná Banco e o valor de mercado das suas ações.
- Acontecimentos e a percepção de riscos em outros países podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações da Companhia.
- A inflação e os esforços do Governo Federal para combater a inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil, podendo prejudicar as atividades do Paraná Banco e o preço de mercado das suas ações.
- A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira, bem como o preço de mercado das ações da Companhia.
5) Riscos relativos às ações do Paraná Banco
- Um mercado de negociação ativo e líquido para as ações do Paraná Banco pode não se desenvolver, limitando a capacidade dos investidores de venderem essas ações pelo preço e no momento desejados.
- A Companhia é controlada por acionistas controladores, sendo que os interesses deles poderão diferir dos interesses dos demais acionistas do Paraná Banco.
- Vendas substanciais de ações da Companhia poderão reduzir o seu valor de mercado.
- A Companhia pode necessitar de recursos adicionais no futuro, os quais podem ser obtidos por meio de aumentos de seu capital; tais aumentos de capital podem diluir a participação dos investidores no capital social do Paraná Banco.